Cotidiano

Em Diadema, espaços públicos são locais para fazer exercícios…e novas amizades

Programa ‘Caminhando Bem’, da Prefeitura de Diadema, incentiva saúde física e mental com práticas esportivas e fortalecimento de vínculos comunitários

“Tinha o hábito de praticar exercícios físicos, mas, com a ajuda de um professor, pude tirar dúvidas, executar os exercícios com mais segurança e eficiência e, claro, aprendi novos movimentos”. Esse é o depoimento de Danilo Dimov Prazeres, 32 anos, que as terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, realiza diversos exercícios físicos – como flexões, barra fixa e corrida – na Praça Paul Harris, no bairro Conceição.
Nessa atividade ele é acompanhado por um professor do programa Caminhando Bem, iniciativa da Prefeitura de Diadema em que profissionais de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer incentivam o uso de 21 parques, praças e quadras em toda a cidade, por meio de caminhadas e da utilização de academias ao ar livre. O objetivo é, além de proporcionar atividades esportivas e de lazer, contribuir para a saúde, qualidade de vida e cidadania.
No grupo de Danilo, por exemplo, realizam atividades físicas na Praça Paul Harris de forma frequente cerca de 15 pessoas. Há um ano e três meses realizando as atividades do Caminhando Bem, ele fez questão de contar um pouco sobre outro benefício do programa: o fortalecimento dos vínculos da comunidade e sociabilidade dos participantes.
“Após começar a frequentar as aulas, passei a ser mais desinibido e, graças ao pessoal do programa, aumentei meu círculo de amizades. Marcamos almoços e passeios com frequência. Uma amizade respeitosa e valorosa!”, afirma.
Segundo o morador de Diadema, graças ao programa sua saúde física e mental melhorou. “O convívio com nossa turma é sempre revigorante. Ao final da aula fazemos um café da manhã e reforçamos os laços de amizade”, completa.
Elisabete Gonçalves Fontes, 62 anos, é outra moradora de Diadema que participa do programa Caminhando Bem, mas no grupo do bairro Jardim Amuhadi, com cerca de 20 pessoas frequentes, Os encontros acontecem as quartas e sextas-feiras, às 7h.
Bete, como é conhecida, já fazia caminhadas e corrida, mas, com os professores da Prefeitura, passou a fazer ginástica e condicionamento físico geral. Para ela, o programa tem sido muito proveitoso. “Minha saúde melhorou e muito, o sono ficou melhor, o humor…e até a pele.”
A moradora também aponta outra vantagem do programa em sua vida: novas amizades. “Estou conhecendo muitas pessoas que moram perto de mim, mas que não tinha amizade. Já fiz viagens com meus amigos do grupo…maravilhoso! Eu amo fazer parte deste programa.”
Além de tudo isso, Bete lembra que foi através do Caminhando Bem que ela teve a oportunidade de participar dos Jogos da Terceira Idade, que aconteceram em São Caetano neste ano. “Foi uma experiência ótima!”, completa.
Ampliação do atendimento – O sucesso do Caminhando Bem é tanto que houve um aumento no número de moradores atendidos, que saltou de 200, em 2021, para 500, neste ano.
Além das atividades físicas e de fortalecimento de vínculos, o programa prevê a realização de aulas abertas, rodas de conversa em parceria com o Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) e palestras sobre autocuidado para mulheres e Envelhecimento Saudável.
Como explica Francisco Lisboa Jr., coordenador do Caminhando Bem, mais do que dicas sobre saúde, qualidade de vida e atividades físicas, o programa atua fortalecendo os vínculos da comunidade. “Os grupos de usuários do programa em cada espaço público, seja uma praça ou parque, acabam criando laços de pertencimento e amizade, que são fortalecidos por outras atividades que eventualmente oferecemos, como brincadeiras, jogos, palestras e até passeios turísticos”, afirma.
Apenas na Praça Keleman, no bairro Campanário, cerca de 90 pessoas fazem parte do programa. No local, os técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer atuam junto aos profissionais da UBS Paineiras, que acompanham os moradores realizando a aferição da pressão arterial. Outros locais em que há grande número de participantes do programa são o Parque Regional Oeste, no bairro Conceição, com 42 pessoas, e o Parque Ecológico, no bairro Eldorado, com 39.
Inscrição – O interessado em participar do Caminhando Bem deve acessar a grade de horários e locais onde a iniciativa é oferecida, https://linktr.ee/seldiadema . Em seguida, deve contatar o professor responsável no horário e local escolhido para efetivar a inscrição.

Texto: Alexandre Postigo
Fotos: Igor Andrade Cotrim

Rádio Paraty

15/08/2023

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *