Cotidiano

História e mensagens para o dia das Mães

História e mensagens para o dia das Mães

A data é comemorada oficialmente desde o ano de 1914, tendo sua escolha relacionada à história da americana Ann Marie Reeves Jarvis. Em Maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental – EUA, Anna Jarvis perdeu sua mãe e, inspirada pelo sofrimento da perda decidiu por criar uma homenagem especial à todas as mães com o intuito de ensinar às crianças a importância da figura materna; para isso reuniu diversas colegas da igreja a qual era ligada, a Igreja Metodista de Grafton. O grupo formado por Anna fez com que essa celebração acontecesse no dia 10 de Maio de 1908.

A celebração teve uma grande repercussão por toda a região, o que acabou chamando a atenção de líderes como o próprio governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, o qual declarou a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de homenagem às mães.

Com o tempo, a fama da celebração que antes era apenas estadual se alastrou por todo o país, fazendo com que o então presidente Woodrow Wilson, declarasse em 1914 – por sugestão da própria Anna -, que todo segundo domingo de Maio seria celebrada essa homenagem à todas as mães; data que logo ganhou espaço no cenário mundial.

No Brasil, a primeira celebração do dia das mães ocorreu na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre em 12 de Maio de 1918. A data só passou a seguir os moldes dos Estados Unidos da América em 1932, sob o governo de Getúlio Vargas e, desde então vêm ganhando notoriedade, abrangendo mães que optaram por adotar crianças, pais que atuaram como mães e até mesmo as que se consideram mães de cães e gatos. Veja, a seguir, algumas mensagens para o Dia das Mães e homenageie quem lhe criou.

Rádio Paraty

30/06/2020

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *